quinta-feira, 3 de junho de 2010

Música em Camorões

A mais conhecida música dos Camarões é makossa, um estilo popular que tem ganhado adeptos em toda África, e relacionadas com a dança craze Bikutsi.
Os velejadores de piroga de Douala são conhecidos por uma espécie de música chamada ngoso, que evoluiu para uma espécie muito moderna acompanhada por zanza, balafon, e vários instrumentos de percussão.
As primeiras gravações musicais de Camarões vêm da década de 1930, quando os mais populares estilos foram importados da música pop e do estilo francês chanson. Em Douala, a mais desenvolvida cidade em Camarões, acordeons e músicas Ambasse bey eram comuns, com intérpretes como Lobe Lobe, Ebanda Manfred e Nelle Eyoum encontrando no local público-alvo. Ekambi Brillant e o primeiro grande sucesso camaronês, "N’gon Abo" e define o cenário para o desenvolvimento de makossa. Pós-independência, em 1960, uma variante local em música Palm-wine foi chamada popularmente assiko, especialmente Jean Bikoko e Dikoume Bernard.

Hino de Camarões: Chant de Ralliement. Começou a ser utilizado em 1948, em cerimônias não-oficiais durante o período colonial. Foi adotado oficialmente como hino nacional em 1957. Composto por René Djam Afame, que também escreveu a letra com Samuel Minkio Bamba e Moïse Nyatte Nko'o

Nenhum comentário:

Postar um comentário